Lançado em 2007 pela Panini, o álbum "Pokémon – Segredos de um vencedor" marcou o fim da era dos álbuns Pokémon da editora no Brasil. Este sétimo álbum da Panini traz uma coleção de 180 cromos que revisita alguns dos monstrinhos mais emblemáticos da saga.
Na época, o álbum podia ser adquirido por R$ 3,00, enquanto cada envelope, com 4 figurinhas e um brinde, era comercializado por R$ 1,00. A coleção não possuía figurinhas brilhantes ou especiais, mas se destacou pela inclusão dos WAPS nos pacotinhos.
Ash e Seus Companheiros de Jornada
O álbum “Pokémon – Segredos de um vencedor” é uma viagem pela trajetória de Ash. Com um total de 180 cromos, ele exibe os personagens clássicos que marcaram a saga, como Pikachu, Brock, Professor Carvalho, Gary, Enfermeira Joy e a infame Equipe Rocket.
Além deles, também são apresentados personagens que surgiram à medida que a saga se expandia, como May, a carismática Coordenadora de Pokémon, as equipes rivais Aqua e Magma, o treinador Steven e o Professor Birch – ambos representantes da região de Hoenn.Pokémon da Primeira à Terceira Geração
Dividido em páginas temáticas, o álbum organiza os Pokémon por tipo, facilitando a identificação e a conexão com os personagens preferidos dos fãs. A título de curiosidade, são 71 Pokémon da primeira geração, 11 da segunda e 74 da terceira.
Cada página traz detalhes das criaturas, informando a região onde o Pokémon é encontrado e curiosidades sobre o mesmo. Confira abaixo, a listagem das 156 criaturinhas presentes no álbum:
- Aquático: Wailmer, Carvanha, Seaking, Gorebyss, Vaporeon, Goldeen, Luvdisc, Psyduck, Gyarados, Magikarp
- Dragão: Vibraya, Rayquaza, Dragonite, Flygon, Latios
- Fantasma: Haunter, Banette, Dusclops, Sableye, Shedinja
- Elétrico: Electabuzz, Manectric, Pikachu, Minun, Plusle, Electrode, Lanturn, Magneton, Zapdos, Chinchou, Jolteon
- Fogo: Arcanine, Charizard, Flareon, Camerupt, Blaziken, Magcargo, Ninetales, Moltres, Rapidash, Magmar
- Gelo: Sealed, Articuno, Snorunt, Regice, Cloyster, Jynx
- Lutador: Medicham, Hariyama, Hitmonlee, Machamp, Heracross
- Grama: Roselia, Bellsprout, Vileplume, Exeggutor, Shiftry, Shroomish, Bellossom, Venusaur, Lombre, Lileep, Treecko
- Inseto: Masquerain, Venomoth, Beautifly, Beedrill, Metapod, Pinsir, Scyther, Wurmple, Ilumise, Volbeat, Ninjask
- Metálico: Jirachi, Skarmory, Mawile, Aggron, Metacross, Beldum
- Noturno: Absol, Mightyena, Cacturne, Nuzleaf, Crawdaunt
- Normal: Castform Neve, Castform Sol, Castform Chuva, Jigglypuff, Kecleon, Whismur, Exploud, Clefable, Ditto, Kangaskhan, Porygon, Eevee
- Pedra: Corsola, Golem, Aerodactyl, Kabutops, Aron, Lunatone, Solrock, Omanyte, Onix, Nosepass, Cradily, Regirock
- Psíquico: Kadabra, Gardevoir, Hypno, Xatu, Claydol, Mew, Chimecho, Starmie, Spoink, Mr. Mime, Latias
- Terra: Swampert, Baltoy, Whishcash, Nincada, Nidoking, Nidoqueen, Sandshrew, Cubone, Trapinch, Phanpy, Dugtrio, Numel
- Venenoso: Nidorino, Dustox, Bulbasaur, Tentacruel, Crobat, Gloom, Muk, Kakuna, Arbok, Victreebel, Weezing, Seviper
- Voador: Wingull, Farfetch’d, Pidgeotto, Spearow, Golbat, Taillow, Natu, Altaria, Dodrio, Salamence, Tropius, Swellow
WAPS: Os Brindes que Acompanhavam as Figurinhas
Um dos diferenciais marcantes deste álbum foram os WAPS, pequenos brinquedos de plástico que vinham como brinde em cada pacotinho de figurinhas.
Ao total, eram 160 WAPS, adesivados com imagens dos Pokémon ou personagens icônicos como Ash, Brock e May. Produzidos em cores diversas e algumas variações com glitter, havia os WAPS normais e os laser (metalizados).
Por serem brindes exclusivos de cada pacote, a sorte era fator determinante para completar a coleção. Muitos fãs viam os WAPS como um diferencial inovador da coleção, enquanto outros criticavam o fato de que eles ocupavam espaço e não ajudavam na completude do álbum.
Hoje, esses itens se tornaram raridade, já que não podiam ser adquiridos em grande quantidade ou diretamente com a Panini para completar a coleção, como podia ser feito com as figurinhas faltantes.
O Legado do Último Álbum Pokémon da Panini
O álbum “Pokémon – Segredos de um vencedor” é lembrado com carinho não apenas pelo valor sentimental, mas pelo capricho dos cromos e pelo layout excepcional de suas páginas. Também leva o carimbo de ter sido o último da saga Pokémon a ser lançado pela Panini no Brasil.
Já os WAPS, mesmo não sendo uma unanimidade entre os fãs da saga, se transformaram em itens colecionáveis que, de certa forma, encapsulam toda a inovação e a experiência que proporcionaram na época.